Que são florais ? 

As essências florais são soluções aquosas preparadas a partir de flores, que em sua composição não apresentam traços quimicos das plantas que as compõe, mas as suas características energéticas e vibracionais. Atuam principalmente nos corpos suitis, refletindo os seus efeitos no corpo físico. As essências florais não são consideradas remédios e não possuem contra indicação, podendo ser usadas por pessoas de todas as idades e como complemento de qualquer tipo de terapia.

 

Como surgiram as essências florais ? 

O criador desta pesquisa sobre as essências florais foi o médico e homeopata inglês Dr.Edward Bach, que desenvolveu este trabalho de 1928 a 1936, ano em que faleceu. Deixou para a humanidade este grande legado que são as suas pesquisas sobre a terapia floral e a abertura de um portal para acessarmos um maior contato com o reino vegetal e ampliar desta forma esta pesquisa por todo o planeta. Atualmente são preparadas essências florais em varios países, como Austrália, EUA, Canadá, Holanda, Alasca, Inglaterra, e varios sistemas no Brasil.

 

As Essências Florais possuem contra-indicação? 

Não, as essências florais passam pelo processo de diluição e conservam apenas os teores energéticos e curativos das flores, podendo ser utilizadas em conjunto com outros tipos de terapias, justamente por não apresentarem nenhuma contra-indicação.

 

Porque tantas plantas diferentes são indicadas para o mesmo problema?

Realmente muitas flores tratam os mesmos temas (desequilíbrios físicos, mentais, emocionais), porém são diferenciadas em sua forma de curar. Nós também somos únicos (livre-arbítrio, personalidade e experiências passadas).

O problema pode ser o mesmo, mas geralmente tem origem diferente e muitas vezes a essência floral indicada para o problema de uma pessoa não será aquela usada para o mesmo problema em outra pessoa, pois as emoções que causaram o desequilíbrio diferem para cada indivíduo.

Portanto, para seleção das essências além do conhecimento da terapia floral é importante o uso da intuição e, contando com ela, proceder a escolha.

 

Como podem ser utilizadas as essências florais?

As essências florais podem ser utilizadas na forma oral (sub-lingual), uso tópico (nos chakras ou no local afetado) e ambiental (na forma de spray).

 

Quais os principais problemas que se tratam com os florais? 

Os principais problemas tratados com as essências florais são: casos de estresse, depressão, medo, insônia, angústia, pânico, e muitos outros problemas relacionados com o nosso psiquismo e que dão origem às doenças físicas.

 

Uso geral das Essências Florais

As essências florais podem ser utilizadas independentemente do usuário fazer uso de qualquer outro tipo de terapia ou medicamento. Elas não provocam risco de intoxicação, pois, passam pelo processo de diluição conservando apenas os teores energéticos e curativos das flores

As essências florais promovem o bem estar, conferindo harmonia nos relacionamentos, melhorando as relações de trabalho, ajudando pais e professores na educação das crianças e adolescentes, confortando e fortalecendo as pessoas que estão passando por problemas físicos emocionais ou mentais.

Hoje no Brasil, a utilização das essências florais cresceu e contribui de forma significativa, trazendo benefícios em inúmeras áreas tais como:

  • Na educação formal e informal facilitando o aprendizado e resgatando o potencial criativo e intelectual de crianças adolescentes e adultos.
  • Na psicopedagogia, ajudando na reintegração da criança com dificuldades escolares, aumentando sua confiança e desenvolvendo suas capacidades.
  • Na área da saúde, são instrumentos eficazes para seus profissionais ao harmonizar emoções, pensamentos ou atitudes que podem vir a se expressar com disfunções físicas.
  • Na psicologia, oferece apoio ao processo psicoterapêutico, através da catalisação, harmonização e/ou equilíbrio de processos do inconsciente.
  • Nas empresas, incrementando a integração, cooperação, produtividade, criatividade e bem estar, que se expressam na melhor qualidade de vida.
  • Na agricultura e jardinagem, aumentando a produtividade e resistência das plantas.
  • Na veterinária, auxilia o reequilíbrio de animais em sofrimento ou com distúrbios comportamentais.
  • Na odontologia ajudando os pacientes que entram em pânico só em pensar que devem fazer uma visita ao seu dentista.
  • Na área de assistência social, são instrumentos valiosos, no trabalho de apoio ao cidadão, aumentando a auto-estima e resgatando valores morais éticos e cívicos, junto a indivíduos, famílias, grupos sociais e entidades beneficentes.
  • No auxilio a crianças e adolescentes em situações de risco social, bem como crianças abandonadas ou privadas de apoio e orientação moral.

 

O que fazemos em um caso de emergência ? 

Em caso de necessidade médica, procure este serviço com urgência, e como suporte inicie o tratamento com o floral usando diretamente do vidro de estoque na seguinte forma: duas gotas sub-lingual, ou diluindo 2 gotas em água para ingestão oral, ou ainda, uso tópico.

 

É aconselhável procurar um terapêuta para se fazer uso das essências florais ? 

O terapêuta é importante por sua grande experiência, e pode ajudar muito em alguns casos, mas não é indispensavel. De acordo com Edward Bach, todas as famílias deveriam ter um kit de essências florais para o seu uso.

O estudo da terapia floral traz para o usuário embasamento e auto-confiança para o uso e manipulação dos florais.

Os casos mais complicados devem ser acompanhados por terapêutas experiêntes, pois de maneira imparcial, e mais rapidamente conseguem chegar à origem do problema, que pode estar no subconsciente, ter se originado em vidas passadas ou mesmo no período intra-uterino.

 

Qual o período de duração de um tratamento com as essências florais ? 

O tempo de tratamento varia de caso para caso; sendo que algumas pessoas sentem resultado quase instantaneamente, enquanto outras levam mais tempo para perceber suas melhoras.

Para se obter uma cura mais profunda deve-se se persistir no tratamento por um período maior.

Segundo a Drª. Olga Passos, médica e pesquisadora de essências florais no tratamento de crianças excepcionais, deve-se manter o tratamento pelo menos por 9 meses (tempo de gestação, necessário para assumirmos a encarnação presente).

 

As essências florais funcionam? 

Sim , tem-se comprovado, em todos os lugares onde as essências florais são usadas, casos de cura, de melhora e de mudanças comportamentais. Na medida em que mais flores são pesquisadas, aumenta o conhecimento e a percepção do potencial de cura existente em cada flor. Devemos lembrar que as essências florais são grandes catalisadoras do potencial de auto-cura, que todos nós possuimos. Mesmo em casos de não percebermos a resposta do corpo ao tratamento, devemos usá-las por um período maior dando assim oportunidade para o organismo se equilibrar.

 

Os Florais são reconhecidos oficialmente como fonte de cura ? 

Em 1978, um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), instituição com respaldo oficial e científico, reconhecia a utilidade das medicinas paralelas, preventivas ou alternativas, e as recomendava como fonte importante de cura, principalmente para os países em desenvolvimento.

 

O que diferencia o sistema Cerrado-Brasil – Nona Essêncya dos outros sistemas florais do mundo? 

Os nossos florais tem apresentado resultados terapeuticos muito rápidos e profundos. Acreditamos que varias circunstancias  contribuem para isso, assim como o clima e as caracteristicas geológicas da nossa região e tanbém o fator humano, é claro.

Uma das características técnicas que diferencia o sistema Cerrado-Brasil – Nona Essêncya é possuir um extenso repertório de Fórmulas Compostas de essências florais potencializadas com elixires de rochas e minerais. As Fórmulas Compostas visam  facilitar a escolha das essências que é feito pelo nome da fórmula. Na dinamica do dia a dia é muito mais facil tomar uma dose de floral que já tem a formula pronta. É muito eficiente!

Outro diferencial é a praticidade do KIT DO CERRADO. Este kit foi criado com o objetivo de viabilizar uma linha terapêutica nacional, construída sobre os fundamentos da tradicional Terapia Floral criada pelo médico inglês Dr. Eduard Bach, baseada nas flores do cerrado da região centro oeste do Brasil.  Seguimos o mesmo esquema dos grupos, mas selecionamos ‘nossas’ plantas que trabalham aqueles mesmos temas.  Assim, ampliamos a bibliografia disponivel. Com base em literatura publicada sobre os tradicionais Florais de Bach.em áreas como astrologia, psicologia e outras areas terapeuticas; o estudante pode através de metodos comparativos e dedutivos fazer a aplicação das essências do Kit do Cerrado. Nossas essências apesar de completamente diferentes das daquele sistema, tratam também os mesmos temas (desequilíbrios).

 

Porque tantas essências diferentes são indicadas para o mesmo problema? 

A nossa resposta é que somos uma multidão de seres com problemas semelhantes porém, com origem diferente e requerendo cuidados especiais e individualíssimos. Por este motivo precisamos de plantas com o mesmo potencial de cura porém com características diferentes. A natureza nos oferece esta biodiversidade que apresenta plantas com características diferentes e indicações semelhantes, para que possamos atender adequadamente cada ser humano nas suas características individuais.

Estas peculiaridades têm sido notadas nos tratamentos, não só com as essências florais mas, também com a fitoterapia, e outros sistemas de cura, onde existem muitos produtos similares, uns proporcionando cura para uma pessoa e outro para outra, apesar de ambas estar passando por problemas semelhantes. Com o trabalho da Terapia Floral, as causas que desencadearam os problemas podem ser diversas e as essências que os vão trabalhar, devem ser escolhidas após analisar a necessidade de cada indivíduo, a origem emocional do problema e a característica energética de cada floral.

As Essências Florais não possuem contra-indicação e são excelentes complementos, para outros tipos de terapia, potencializando o resultado do tratamento e proporcionando uma redução do tempo exigido para a concretização do mesmo.

 

Por que foram criadas as fórmulas compostas? 

As fórmulas compostas foram criadas pensando nos estados de emergência em que as pessoas não estão em condição de elaborar com calma uma fórmula para aquele momento, e que apenas lendo o título da essência já consegue separar e fazer uso da mesma para superar a crise. O nome de cada fórmula foi escolhido, levando-se em conta o tema tratado pelas mesmas, facilitando assim o seu uso por leigos ou pessoas que tenham pouco conhecimento do assunto.

Foi também pensando no sonho do Dr. Edward Bach de que cada família pudesse possuir suas essências, para se harmonizar e cuidar dos familiares, que selecionamos um pequeno kit familiar.

Print Friendly