Nadir Vilela em Rotterdam verão 2009

Nasci em 10 de junho de 1941 em Itumbiara – Goiás, casei-me aos 19 anos quando havia concluido o ensino médio, naquela época chamava-se Normal. Após ter meus quatro filhos e cria-los, voltei a estudar juntamente com o mais novo. Preparei-me para o vestibular e ingressei na faculdade de Direito. Em 1985 conclui o curso. Apesar de nunca ter atuado na área juridica esta formação me dá base para a organização intelectual dos meus estudos e trabalho terapêutico. Vou falar um pouco das minhas origens para poder dar uma idéa do que é o mundo para mim.

Nasci e fui criada na fazenda onde, em companhia de minha mãe e de meu avô materno, eu e meus irmãos, fazíamos longas caminhadas pelo cerrado. Colhíamos frutas nativas que eram muito apreciadas por todos nós. Nestes passeios também se aproveitava para colher ramos ou raízes que eram usados como remédio. Assim iniciei o meu aprendizado na área da cura e integração com o reino vegetal. Naquele tempo, na roça, era difícil o acesso ao auxilio médico e éramos tratados com fitoterapia e homeopatia (toda a família, os funcionários e os vizinhos da fazenda), ministrada por minha mãe, que conhecia muito sobre as ervas e que possuía uma botica (kit) de homeopatia, com a qual cuidava de todos.

Assim tive na infância a minha iniciação na arte de conhecer as plantas curativas e preparar chás e compressas. Passaram-se muitos anos sem ter a consciência que este aprendizado tão natural e espontâneo fazia parte do meu destino como curadora. Hoje vejo esta habilidade como um dom que utilizo para ajudar as pessoas que me procuram de alguma forma. Hoje reconheço que nada acontece por acaso e com muito amor agradeço a minha ancestralidade e ao precioso tempo de infância que me proporcionou tantas oportunidades que desfruto e compartilho com todos com quem tenho contato.

Em 1989 conheci Norysa Bonilha, uma grande companheira de caminhada, com quem tive maravilhosas oportunidades de ampliar minha consciência e desenvolver este trabalho. Ela é paulistana e vive em Goiânia desde 1981. Nos conhecemos em Goiânia nas reuniões da Argos (Associação de Astrólogos de Goiânia/Goiás) pois ambas estudávamos astrologia e freqüentávamos o mesmo grupo. Tínhamos uma história de vida muito parecida e cheia de “coincidências”. Sabíamos intimamente que tínhamos um trabalho que deveríamos realizar juntas. Estudamos fitoterapia e alimentação natural. Mais tarde iniciamos os estudos sobre as terapias energéticas e finalmente fizemos o primeiro curso de terapia floral, os Florais de Bach. Depois de algum tempo começamos a elaborar as nossas proprias essências, e com o passar do tempo desenvolvemos o Sistema Floral Nona Essêncya, que deu origem a nossa primeira empresa.

A partir de 1992 iniciamos os estudos sobre terapia floral em um grupo organizado e dirigido pelo querido amigo Dr. Jocenir Foppa. Este grupo durou quase um ano com reuniões semanais. Neste período estudávamos florais de Bach e Californianos.

De 1993 a 1995 estudamos os sistemas florais de outros paises e fizemos cursos com os seus criadores, ao mesmo tempo em que desenvolvíamos nossa pesquisa das Flores do Planalto Central.

Juntas cursamos Especialização em Terapia Floral pela Abre Flor / Universidade de Mogi das Cruzes; Workshop dos Florais Australianos: Living Essences (com Kadambii e Vasudeva Barnao) e Australian Bush Flower Essences (com Ian White); cursos de florais do Alaskan Flower Essences Project com Steve Johnson; Pacific Flower Essences com Sabina Pettitt; Intensive workshop with Desert Alchemy Flower Essences, in Tucson, Arizona, USA; Essências Florais FES Califórnia com Patrícia Kaminski e Richard Katz e Florais de Minas com Breno Marques.

Após este período, durante dois anos cursei uma Especialização Universitária em São Paulo pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos E / Universidade de Ribeirão Preto (IBEHE E/UNAERP), ocasião em que meu tema monográfico foi “Adolescência e Essências Florais”.

Em 2009 constitui a atual empresa Florais Cerrado Brasil Produção e Comercialização Artesanal LTDA – ME – em Trindade – Goiás, onde tenho a minha chácara e também o laboratório e a sede da Nona Essêncya.
Também tenho meu escritório e consultório em Goiânia onde atendo meus clientes e organizo a venda e a entrega das essências que comercializamos.

Você também pode marcar uma consulta por telefone ou skype.

Print Friendly